terça-feira, 28 de abril de 2009

Nudge - estímulo, empurrãozinho, toque.


O livro “nudge” revela-se como uma “lição” fantástica nos dias de hoje, o mercado não é estático, as pessoas são seres exigentes, conscientes do que querem e claramente bem mais esclarecidas do que se havia visto em tempos passados.

“Nudge” é assim o que influência as nossas escolhas, é o empurrão que poderá mudar ou melhorar a direcção das decisões de cada um.

Se analisarmos, diariamente somos obrigados a tomar inúmeras decisões, desde as mais simples, como por exemplo a melhor escolha para um pequeno almoço saudável, até   às  mais complexas que poderão passar inclusive pela escolha do melhor “indivíduo” para governar o nosso país. 

O grande problema é que nem sempre as nossas escolhas são as mais acertadas, Richard Thaler e Cass Sunstein tendem a expor de uma forma, a meu ver, bastante sensata que por sermos humanos, tomamos decisões por vezes menos racionais, muitas vezes tendo apenas por base os pormenores insignificantes. Torna-se assim fundamental a criação de ambientes que estimulem melhores decisões tendo por base a liberdade da escolha individual.


Vale a pena ler! 

1 comentário: